segunda-feira, 21 de junho de 2010

Um pouco sobre Dora Alves...


Dora Alves trabalha no ramo desde os oito anos de idade e está há quarenta e três anos no mercado como Cabeleireira. Acumula em todo este tempo de trabalho muita experiência, além de vários cursos de especialização na área com profissionais renomados nacionalmente e internacionalmente.
.
Grande pesquisadora e incentivadora da cultura negra, especializou-se no tratamento de cabelos afros além de desempenhar seus trabalhos em todos os tipos de cabelos seguindo a miscigenação do povo brasileiro.

.
Vindo de uma família humilde morou durante toda a vida em um grande aglomerado de Belo Horizonte. Sem perspectiva profissional teve em sua mãe uma grande inspiração para se tornar a cabeleireira e empresária de grande sucesso.
Hoje divide o tempo em administrar o seu salão e seus trabalhos sociais através da Associação “Projeto Meninas de Dora”, localizado no bairro Maria Goretti, onde seu salão começou há trinta e cinco anos. A iniciativa de montar um projeto social veio através de sua experiência e do sonho de proporcionar às pessoas carentes e excluídas do mercado de trabalho uma melhor perspectiva e qualidade de vida, para isso ela dedica parte do seu tempo de dispõe de muito amor para com seus atendidos.
.
Hoje Dora Alves ministra palestras e oficinas em creches, escolas, abrigos, asilos, presídios, centro de recuperação, vilas, favelas e quilombos sempre com o objetivo de trabalhar a auto-estima através da imagem que é o seu diferencial. Grande incentivadora da lei 10693/03, obrigatoriedade do ensino de história da África e Cultura afro-brasileira no currículo da educação. Apoia vários grupos afros, artistas e atores, além de muitos eventos culturais, religiosos, musicais e outros.
.
Seu salão hoje é tese de Doutorado pela USP – Pós Graduação em Antropologia Social “Corpo e cabelo como ícones de construção da beleza e da identidade negra nos salões éticos” estudo realizado pela professora Nilma Lino.
.
A renomada cabeleireira é uma referência profissional na cidade de Belo Horizonte cuidando da imagem de muitos artistas como os Grupos Berimbrown e Tambolêlê, os cantores Marku Ribas, Titane e Mila Conde Proprietária de Espaço de Tratamento Estético que possui seu nome, trabalhou com sua equipe na produção de filmes nacionais , entre eles estão: Uma Onda no Ar, do cineasta Helvécio Raton e Vinhos de Rosa de Elza Cataldo. Atua também como gestora do projeto social que idealizou Clube das Trançadeiras que leva a todas as regiões de Minas Gerais oficinas de penteados Étnicos (tranças africanas, tranças jamaicanas, alongamentos, dreads) que trazem aos participantes a oportunidade de uma profissionalização.
.
Este blog tem como finalidade a divulgação de trabalhos relacionados ao Dora Cabeleireiros e à Associação "Projeto Meninas de Dora". Postaremos fotos e videos de oficinas, filmes, eventos em geral. Vocês também encontrarão informações e fotos de diversos penteados, dreads, etc.

2 comentários:

  1. Dora parabéns pelo trabalho
    gostaria de saber se você tem algum curso de aperfeiçoamento para cabeleireiro tenho 41 anos e amo cortar cabelos mas gostaria de me aperfeiçoar mas estou desempregada posso trabalhar como ajudante obrigado
    Elaine

    ResponderExcluir
  2. ola Dora
    Meu nome e Nainara tenho 18 anos e tenho muito interrese em participara do teu projeto(As meninas de Dora)varias pessoas me falaram do teu projeto e falaram par mim entrar o teu site e tentar falar com você. Hoje no meu serviço uma moça chegou a te mim e disse de q vc esta fazendo seleçao de meninas para participar de um desfile com você e falaram para mim me escrever nessa seleçao mais se caso eu nao conseguir eu quero tentar ao menos fazer parte desse projeto

    ResponderExcluir

Seguidores